quarta-feira, 16 de abril de 2008

Pedro Hispano


Pedro Hispano ou Petrus Hispanus, tradicionalmente identificado com o português Pedro Julião (1210-1277), nasceu em Lisboa e morreu em Viterbo (Itália). Foi médico, filósofo e papa com o nome de João XXI em 1276-1277.
Filósofo e médico, fez os primeiros estudos na escola catedral olisiponense, e depois em Paris para prosseguir os estudos universitários (ainda não existia a Universidade de Lisboa/Coimbra).
No estado actual das investigações persistem sérias dúvidas sobre as obras que efectivamente escreveu, sendo difícil sustentar que, devido à imensa variedade de temas abordados e sobretudo atendendo à diversidade dos estilos de escrita, seja efectivamente autor de todas as obras que normalmente lhe são atribuídas.
A partir do final do século XIII um manual de lógica, escrito por Pedro Hispano, começa a ser adoptado, primeiro por algumas ordens religiosas e depois nas universidades, como livro de texto para introduzir jovens noviços ou estudantes de Artes no estudo da dialéctica. O sucesso das Summulae logicales ou Tractatus durará mais de três séculos e alarga-se a toda a Europa, excepto Inglaterra. Até final do século XVI será copiado centenas de vezes e serão impressas mais de 200 edições o que faz desta obra lógica um dos mais influent es manuais nos estudos universitários no final da Idade Média, tendo sido traduzido para grego e várias vezes para hebraico.
Eleito Papa, dedicou-se a tentar uma reconciliação com Bizâncio, e lançar uma nova cruzada mas, com a sua morte ficou tudo na mesma.
Ensinou Filosofia na Faculdade de Artes de Paris, Medicina em Siena e na Corte de Frederico II.




Fontes:
http://web.letras.up.pt/meirinhos/petrushispanus/default.htm

http://tempore.blogspot.com/2006/11/pedro-hispano.html

http://acultura.no.sapo.pt/indexPedHisp.html

http://www.instituto-camoes.pt/cvc/filosofia/m14.htm

http://pwp.netcabo.pt/0154943702/ph.jpg

Guilherme Fontes, nº 18 – 7ºA

Abril / 2008

Sem comentários: